segunda-feira, 25 de julho de 2011
CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Com a participação de diversos segmentos sociais do município, a III Conferência Municipal de Saúde aconteceu na última quinta-feira (07), no CCI-Poço Branco. A conferência foi considerada de grande valia pelos presentes e obteve o êxito esperado, na opinião da comissão organizadora. Os resultados da conferência realizada em Poço Branco serão levados para a VII Conferência Estadual, em setembro próximo, assim como para a XIV Conferência Nacional que acontecerá de 30/11 a 04/12/2011.Também foi escolhida representando o sindicato dos trabalhadores(as) Rurais de Poço Branco sociedade civil a sr. Gildenia Barbosa da Silva Freitas como delegada da conferencia estadual.
SERVIÇO OFERECIDOS NO SINDICATO
Neste dia 20 de Julho de 2011 contamos com a presença do advogado do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Poço Branco o Sr. Eliedson William da Silva, tendo como mais um dos serviços prestados de advocacia aos associados desta entidade, ficando marcado mais um atendimento marcado para o dia 30 de agosto de 2011 na sede do sindicato.
MARCHA DAS MARGARIDAS
No dia 18 de fevereiro de 2011 foi realizado o lançamento municipal da marcha das margarida, neste evento contamos com a presença do prefeito municipal de Poço Branco José Mauricio de Menezes, também esteve presente a coordenadora de mulheres da FETARN Antônia Dantas, compareceram ao lançamento um total de 50 mulheres urbanas e rurais. O objetivo deste evento foi esclarecer os parâmetros políticos da marcha.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Agradecimento ao Prefeito Mauricio Menezes pela ajuda no Grito da Terra Brasil 2011
Agradeço desde já, em nome do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco/RN a ajuda dada aos trabalhadores(as) pelo Prefeito Maurício, de nosso município, que prontamente nos ajudou cedendo um ônibus para que pudessemos levar 45 pessoas deste município para participarem do Grito da Terra Estadual no dia 06 de julho na cidade do Natal/RN. Um agradecimento de todos os trabalhadores(as) rurais.
Mulheres de Poço Branco se mobilizam para participarem da Marcha das Margaridas 2011
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco esteve reunido ontem com as mulheres traçando a orgarnização para angariar recursos para a vigem das mulheres deste município para participarem da Marcha.
Ficou deliberado que no próximo dia 2 de agosto haverá audiencia com a prefeitura municipal para tentarem a obtenção de ajuda por parte do município.
Foram feitos já alguns contantos com vereadores deste município, também buscando apoio dos mesmos para a ida das mulheres até Brasília, no próximo dia 15 de Agosto.
Estamos na luta e tudo vai dá certo.
Grande abraço a todos.
Marcha das Margaridas 2011
Movimento Sindical Rural prepara a Marcha das Margaridas 2011
Nos dias 16 e 17 de Agosto de 2011 as ruas de Brasília serão enfeitadas com a presença de milhares de “Margaridas”. O Ato reafirma a presença das mulheres trabalhadoras rurais na luta por melhores condições de vida e trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.
O grande evento acontece a cada 04 anos, sempre no mês de agosto, por ser o mês em que, há 27 anos, a líder sindical Margarida Alves foi assassinada por defender os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais. Margarida Maria Alves foi assassinada em 1983, na porta de sua casa, por latifundiários do Grupo Várzea, na cidade de Alagoa Grande, Paraíba. Sindicalista, sempre defendeu os direitos dos/as trabalhadoras/as rurais. Promovia campanhas de conscientização com grande repercussão junto aos trabalhadores/as rurais que, assistidos pelo Sindicato, moviam ações na Justiça do Trabalho, para o cumprimento dos direitos trabalhistas, como carteira de trabalho assinada, 13º salário e férias.
Em 2011 será a 4ª edição dessa importante ação de massa que teve início no ano de 2000. Na ocasião, mobilizou, em Brasília, cerca de 20 mil mulheres de todo o país. Na 2ª edição, em 2003 reuniu 40 mil participantes dos mais diversos lugares do país. A maior mobilização de massas organizada pelas mulheres trabalhadoras rurais no Brasil teve como resultados, além da visibilidade e reconhecimento social, a negociação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres à terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania. Em 2007, cerca de 50 mil trabalhadoras rurais participaram da Marcha das Margaridas, em Brasília.
A Marcha das Margaridas afirma a resistência e convicção de que somente organizada é possível manter um diálogo aberto com a sociedade. Ressaltando uma postura de sujeitos ativos pela transformação da sociedade e libertação das mulheres na perspectiva da autonomia econômica, salário digno, fim das diversas formas de exploração da força de trabalho, política, reflexão sobre a construção cultural e inclusão social.
A Marcha das Margaridas afirma a resistência e convicção de que somente organizada é possível manter um diálogo aberto com a sociedade. Ressaltando uma postura de sujeitos ativos pela transformação da sociedade e libertação das mulheres na perspectiva da autonomia econômica, salário digno, fim das diversas formas de exploração da força de trabalho, política, reflexão sobre a construção cultural e inclusão social.
Dessa forma, avaliar e reafirmar a luta das mulheres trabalhadoras rurais pela reforma agrária e o acesso das mulheres a terra; água, soberania e segurança alimentar, pelo fortalecimento da organização produtiva, pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres, preconceitos e discriminações, pela liberdade, pela Paz mundial e desmilitarização, contra a privatização da natureza e dos serviços públicos.
São repertórios que oferecem vozes às “Margaridas” enquanto persistir desigualdades e injustiças no nosso país e tiverem impactos negativos para a vida de milhões de pessoas, sendo que quem mais sofre são as mulheres. Portanto, tem um caráter político específico e de grandeza organizacional que engendra ações rumo ao desenvolvimento rural sustentável e solidário e por uma sociedade justa com eqüidade de gênero, na perspectiva do fortalecimento do campo, do MSTTR e estabelecimento do PADRSS.
Seja bem vindo
Esta é minha primeira postagem no blog. Aqui postarei muitas informações, dentre elas as atividades da comunidade, desenvolvidas em prol do homem e da mulher do campo. Estaremos sempre destacando os principais acontecimentos e trambém trazendo muito entretenimento para todos, com fotografias, videos, postagens que nos deixarão cada dia mais informados.
Obrigados a todas e a todos e sejam bem vindos ao meu blog, de coração.
Obrigados a todas e a todos e sejam bem vindos ao meu blog, de coração.
Assinar:
Postagens (Atom)