Neste, 25 de maio, é comemorada uma data muito importante para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR: é o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, gente que trabalha de sol a sol no campo produzindo alimentos para o nosso município, nosso estado e nosso país. Segundo o PNAD/IBGE de 2009, existem no Brasil 15,7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, em nosso município somos mais de 40% de toda população (agricultores/as familiares, assalariados e assalariadas rurais, assentados(as) da reforma agrária, arrendatários, comodatários, extrativistas, dentre outros) que desenvolvem um trabalho fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a soberania e segurança alimentar local.
Nesta semana passada, vários trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram em Natal nas mobilizações do Grito da Seca cobrando providencia da Governadora sobre uma pauta, que dentre vários temas está as questões relacionadas aos efeitos da estiagem. Em Brasília mais de 5 mil foram para cobrar do Governo Dilma uma resposta à pauta do 19º Grito da Terra Brasil, que neste ano teve como lema “50 anos de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG por Reforma Agrária, Sustentabilidade, Trabalho e Dignidade no Campo”. Todos voltaram aos seus estados com relação ao Grito da Terra Brasil com mais conquistas que se manifestarão pelo campo brasileiro, já em relação as respostas do Grito da Seca o que o Sindicato espera é de fato a governadora possa cumprir algumas respostas pelo menos esse ano, já que a mesma pauta foi apresentada no período do ano passado e quase nada foi cumprido.
Mas apesar das lutas serem árduas muitas conquistas aparecerem e na certeza que muitos desafios ainda virão, parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo nosso município de Poço Branco e de nosso país! o sindicato de Poço Branco comemorou essa data com um grande forró pé de serra na sede do sindicato.
matéria Jocelino Dantas e GiIdenia Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário