sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Sindicato Rural de João Câmara adquire veículo próprio
Posted: 12 Oct 2011 06:55 AM PDT
RENDA e seus companheiros de Diretpria
Considerado hoje um do Sindicato de Trabalhadores Rurais mais organizados e estruturados da região do Mato Grande e provavelmente do interior do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara continua se destacando no cenário estadual, graças a dinâmica e progressista administração do presidente Francisco Matias(Renda).
O mais recente avanço foi à aquisição com recursos próprios de um veículo Fiat ano 2010 para serviço da instituição. “A aquisição desse veículo era um sonho da nossa administração para poder prestar um melhor serviço aos nossos sócios”, disse o presidente Francisco Matias(Renda) em conversa com o blog. Antes o Sindicato tinha que pagar aluguel de carro a terceiros onerando os cofres da instituição.
Renda adiantou que ainda pretende fazer muito mais pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara de forma que os sócios sintam que vale a pena serem sindicalizados.
Blog de Assis Silva
Juventude rural e urbana pelo fim da miséria
Erradicação da miséria se faz com reforma agrária, sucessão rural e democratização da terra
Escrito por: William Pedreira
O combate à miséria coloca-se hoje como um dos percalços para o governo e a sociedade brasileira. Existem hoje no Brasil cerca de 16,2 milhões de pessoas que ainda permanecem em situação de extrema pobreza, afetando principalmente uma parcela representativa de jovens.
Durante o II Festival das Juventudes em Fortaleza, o representante do governo, Geronimo Rodrigo, fez uma apresentação do Plano Brasil sem Miséria que visa a alteração desta realidade.
Para Daniela Celuppi, secretária de Juventude da Fetraf-Sul, o Plano traz premissas importantes no projeto de erradicação da miséria, mas isso só será possível se houver investimentos efetivos na agricultura familiar, especialmente aqueles voltados à juventude.
“Para falarmos em um país sem miséria é necessário a existência de uma juventude rural organizada, tendo condições de se manter na terra e com condições plenas para produzir. Nós, movimentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, queremos que o governo avance no entendimento da juventude como estratégica na construção de uma nova sociedade. Conquistamos grandes avanços no governo Lula com a juventude saindo da invisibilidade, mas a luta agora é para fazer com que de fato estas políticas públicas articuladas sejam implementadas”, pontuou Daniela.
Já Jocelino Dantas, da Contag, lembrou que não dá para falar no Plano Brasil Sem Miséria se não houver articulação com outras partes, em essencial, aquelas voltadas aos direitos sociais. Para ele, a iniciativa do governo é válida, mas é preciso ver sua regulamentação na prática dialogando com questões como a reforma agrária e democratização da terra.
“Devemos repensar as relações sociais no campo e em especial na agricultura familiar. Não basta apenas garantir renda, é preciso garantir direitos enquanto cidadãos, sujeitos de direito no processo. Por isso, o Plano deve articular o debate sobre sucessão rural, reforma agrária e democratização da terra”, sublinha Jocelino.
O dirigente também foi enfático ao afirmar que o combate à miséria passa pelo comprometimento do governo com a diminuição dos juros, fim do superávit primário e do poder corporativista dos bancos. “Do contrário, não vamos dar conta de erradicar a miséria. É uma pauta que precisa do tensionamento e da unidade dos movimentos sociais”, complementa.
Reforma Política
O II Festival colocou no centro dos debates um tema de importante relevância para o conjunto da sociedade brasileira. Os deputados federais Eudes Xavier e Artur Bruno, ambos do PT (Partido dos Trabalhadores), trouxeram informações sobre o andamento e o embate que vem sendo travado na Câmara Federal.
Para Eudes, quando se fala em reforma é preciso pensar em mecanismos que amplie os espaços de participação do povo, como financiamento público de campanha e o voto em lista fechada, tão fundamentais para fortalecer a organização partidária e para expandir a democracia, a igualdade e a transparência no processo eleitoral brasileiro. Mas Eudes alerta: a burguesia vem se movimentando no sentido de boicotar o debate ou financiando uma discussão alinhada ao conservadorismo.
“Da mesma maneira que financia o debate contrário a reforma agrária, democratização das comunicações e do Judiciário Federal. E é ai que entra o papel da juventude mobilizando seus pares seja em grandes atos e debates como este Festival ou atividades nas redes sociais, pautando a reforma política que o povo quer”, destaca Eudes.
Artur Bruno complementou lembrando da importância do fortalecimento de outros mecanismos como plebiscitos e referendos, “criando instrumentos diretos de participação do povo, aprofundando a democracia em nosso país”.
F: site da CUT Nacional
Posted: 14 Oct 2011 08:33 AM PDT
A representante da cidade de Jandaíra, no Concurso Miss e Mister Fashion Brasil da agência de modelo, Modelo Brasil Fashion, Keylla Haytchala, venceu mais uma etapa neste dia 11/10/2011 no clube da AABB em natal, onde participou de um belo desfile e foi selecionada entre as finalista. A grande final acontecerá no dia 10/11/2011, no clube da AABB em Natal.
Do Blog Colmeia da Noticia
Posted: 14 Oct 2011 08:29 AM PDT
Quem pensa que a chave de roda do DEM no PSD de Robinson Faria acabou está muito enganado. A exoneração do vice-governador como titular da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) está a caminho. Já está decidida.
Foi o que me revelou uma fonte bem postada na Governadoria.
Segundo o relato, a governadora Rosalba Ciarlini não vai esperar que Robinson Faria entregue a pasta em consequência da briga com o senador José Agripino Maia, líder nacional do Democratas. Não. Ela vai exonerar Robinson.
"Isso deve ocorrer no prazo de 30 a 60 dias", vaticinou o informante.
O prognóstico confirma a intenção do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, de restringir a relação com Robinson Faria ao campo institucional, como ele esclareceu ao deputado Fábio Faria (PSD), filho do vice-governador, em diálogo recente.
Procurado por Fábio no calor da crise, Carlos Augusto disse que não haverá recomposição política depois das "grosserias" feitas pelo vice-governador no processo de criação do PSD. "Teremos apenas uma convivência institucional de agora em diante", teria dito o marido de Rosalba.
Trecho do comentário do jornalista Diogenes Dantas na sua coluna no jornal O Mossoroense
Posted: 14 Oct 2011 06:46 AM PDT
Mesa de encerramento representativa une movimentos na luta por avanços concretos para os/as jovens
Escrito por: William Pedreira no site da CUT Nacional
A Assembleia dos Movimentos Juvenis que marcou o encerramento do II Festival das Juventudes em Fortaleza nesta terça (12), comprovou mais uma vez o papel de protagonismo e referência da CUT para os movimentos no que tange a organização e o desenvolvimento de campanhas visando avanços concretos nos direitos à juventude brasileira.
Ao assumir a coordenação da mesa final, com a presença de entidades representativas (Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral da Juventude, MH2O, Enegrecer, União Nacional dos Movimentos de Moradia, Rede de Jovens do Nordeste, Fórum Cearense de Mulheres, Contag, Via Campesina, Levante Popular) a CUT mostra seu poder de unificação entre movimentos sociais e entidades especificamente juvenis.
A segunda edição do Festival das Juventudes teve grande participação internacional, com delegações vindas da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. “Esse é o espírito de solidariedade latino-americana que consolida o Festival como um dos maiores e mais representativos da América Latina e reafirma sua importância para a mobilização, organização e construção de políticas voltadas à juventude. Queremos sim uma sociedade digna, com educação gratuita e de qualidade com a garantia de 10% do PIB para a Educação, reforma agrária, direito ao aborto e trabalho decente para todos e todas”, indaga Rosana Sousa, secretária Nacional de Juventude da CUT.
“O Festival vem se estabelecendo como um espaço de diálogo e transformação da nossa sociedade, pautados pelo desenvolvimento social sem miséria, com sucessão rural e reforma agrária”, complementou Jocelino Dantas, da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais).
Todos (as) presentes à mesa de encerramento souberam reconhecer o papel de vanguarda da prefeitura de Fortaleza ao abrir um espaço desta magnitude para organização das ações dos movimentos juvenis, entendendo a importância da juventude para o desenvolvimento da sociedade brasileira.
A prefeita Luziane Lins (PT-CE) pode receber os agradecimentos e as saudações pessoalmente durante a mesa final em uma demonstração massiva de reconhecimento do trabalho de quem acredita na juventude como ser fundamental na luta pelo aprofundamento das mudanças.
Comprovando esse olhar diferenciado em relação a abertura de espaços e de políticas voltadas à juventude, a prefeita assinou no encerramento do Festival o termo de adesão ao Plano Municipal de Juventude que vai assegurar políticas públicas específicas para os próximos dez anos. O Plano é uma ação da Secretaria de Juventude de Fortaleza coordenada por Afonso Tiago.
Próximos desafios - Coloca-se agora na agenda prioritária dos movimentos no próximo período a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude que acontece em dezembro e deverá mobilizar entre etapas livres, municipais e estaduais mais de três mil jovens.
A participação no Festival vem crescendo ano a ano. Na primeira edição passaram pelo clube da Cofeco cerca de 4.500 jovens. Neste ano, esse número saltou para 6.900.
Posted: 14 Oct 2011 06:32 AM PDT
Foto: Anderson Campos
O companheiro Jocelino Dantas participou na ultima terça feira dia 11, da mesa da Assembléia dos Movimentos Juvenis que marcou o encerramento do II Festival das Juventudes Latino Americano em Fortaleza. Jocelino esteve na mesa representando a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) na Ausência de Maria Elenice Anastácio Secretária Nacional de Juventude.
Em sua fala ele afirma que o festival é um espaço de troca de experiencias entre os vários movimentos organizados de juventude e uma oportunidade de reafirmação de várias pautas e bandeiras e exemplo do combate a miséria com sucessão rural e reforma agrária.
Universidades têm oportunidade para desenvolver projetos de inclusão digital da juventude rural
Posted: 16 Oct 2011 05:28 AM PDT
O Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital (SID), e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, lançam edital para selecionar projetos de extensão propostos por universidades federais e institutos de ensino superior (Ifes) voltados para a inclusão digital da juventude rural. Ao todo serão investidos R$ 10 milhões em iniciativas inovadoras de todo o território brasileiro.
Para Lygia Pupatto, secretária de Inclusão Digital, [WINDOWS-1252?]“Esse projeto é o início de um trabalho, que somado a outras ações do Governo Federal, tem o objetivo de ampliar consideravelmente o acesso à internet nas áreas rurais do país. Contribuindo para incluir produtivamente as populações jovens e dessa forma apoiar a sucessão na agricultura [WINDOWS-1252?]familiar”. Já para Severine Macedo, secretária nacional de Juventude, que militou no movimento social do campo, o edital é uma oportunidade para o desenvolvimento de ações para além do uso simples do computador. [WINDOWS-1252?]“A inclusão digital do campo deve atender demandas específicas, que façam sentido para a vida deste jovem, como, por exemplo, alternativas para geração de renda e acesso a bens [WINDOWS-1252?]culturais”, afirma a secretária.
O edital prevê três linhas temáticas: Educação do Campo, Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar e Comunicação Digital nas áreas rurais. Cada universidade poderá apresentar até um projeto para cada eixo, com valores de R$ 100 mil a R$ 200 mil. Com duração de 16 meses, os projetos devem acontecer, preferencialmente, nos assentamentos da reforma agrária ou junto aos povos ou comunidades tradicionais.
As universidades interessadas têm até 11 de novembro para enviar os seus projetos. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis nos sites www.mc.gov.br e www.juventude.gov.br. Dúvidas e mais informações pelo telefone (61) 3311-6011 ou pelo correio eletrônico: juventudenacional@planalto.gov.br.
Posted: 16 Oct 2011 04:58 AM PDT
A FETARN finalizou hoje a rodada de treinamentos feito com os dirigentes sindicais, INSS e CONTAG sobre o cadastramento dos segurados especiais na Previdência Social.
Foram realizados 02 (dois) eventos: 01 em Mossoró, dia 13/10, com a presença de 80 (oitenta) pessoas e outro em Natal, neste dia 14/10, com mais de 120 (cento e vinte) pessoas.
As palestras foram feitas pelo Dr. Evandro - Assessor da CONTAG que mostrou, além da forma de acesso ao cadastro, bem como as leis que regulamentam a aposentadoria dos segurados especiais junto ao INSS; e a importância que tem esse cadastro para o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil.
O Secretário Federal do MDA no estado, Raimundo Costa Sobrinho também se fez presente no evento.
Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN
Posted: 16 Oct 2011 04:52 AM PDT
MATO GRANDE E GRANDE NATAL DEFLAGRAM PROCESSO DE CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS/REGIONAIS DA JUVENTUDE
O pontapé inicial do processo de Conferência Territorial/Regional de Juventude se deu junto aos territórios/regiões do Mato Grande e Grande Natal, que se aliaram para mobilizar as juventudes dos territórios e realizar a Conferência em João Câmara, na última quinta-feira, dia 13 de outubro, no IFRN.
Cerca de 110 jovens participaram desse momento (foto abaixo), vindos dos mais diversos jovens da região. O processo de inscrição se deu através dos gestores do núcleo diretivo dos Territórios da Cidadania (política organizativa com o apoio do governo federal) e com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTRs e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - SINTRAFs
A abertura contou com a participação da Subsecretaria Estadual de Juventude, representante do poder público municipal de João Câmara, representante dos Territórios do Mato Grande e Grande Natal e representante da sociedade civil que compõe a Comissão Organizadora Estadual da Conferência.
A apresentação do grupo juvenil de dança SK8 levou muito animação para a galera. E após leitura da programação e do Regimento Interno, o Jocelino Dantas, Coordenador de Juventude da CUT-RN, contribuiu na mesa “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, trazendo o tema da conferência para a plenária e promovendo um grande bate-papo.
Ainda pela manhã, os 5 grupos de trabalho (foto acima) foram organizados a partir dos 5 eixos temáticos, tendo o intervalo para o almoço e voltando para as discussões na tarde. Os jovens que se interessavam a se candidatarem a à Conferência Estadual de Juventude preencheram uma lista de candidatura ainda no grupo de trabalho, durante o debate. A plenária formada por volta das 16h apresentou o produto de cada grupo, que seguindo a metodologia vinham organizados em pelo menos 1 desafio e 3 soluções. A partir das apresentações os destaques, contribuições, complementações, sugestões de exclusões ou inserções, se deram e a sistematização finalizada.
A partir daí, foram eleitos os 20% do número de participantes da conferência como delegados a Conferência Estadual de Juventude, prevista para acontecer dias 27, 28 e 29 de outubro em Natal. Após um processo simples de apresentação e referendo 24 jovens foram eleitos para participarem da etapa estadual (foto abaixo), sendo que 2 destes são jovens mulheres indígenas, que são delegadas natas à Conferência, como modo de garantir a representação dos povos tradicionais.
O encerramento se deu com a apresentação de um poema sobre o dia, feito por um dos jovens presentes em João Câmara.
Do Blog da ConfJuve.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Homem se apaixona por uma jumenta no Ceará
Um caso de amor está dando o que falar no município de Exu no sertão PE e repercute em toda a região que fica situada na fronteira com o Cariri cearense. O romance entre o carroceiro Antonio Marcio Bezerra de França, de 40 anos, mais conhecido como “Bá de Chico Dorico”, e a burra que faz a tração da carroça do seu pai foi parar na Delegacia de Polícia.
Seu genitor é o dono do animal e ficou indignado ao descobrir o caso de zoofilia praticado pelo filho. Com isso, Chico Dórico, como é mais conhecido, trocou a burra por um burro com a intenção de ver o fim do romance inusitado. A atitude provocou a revolta de Antonio que não esconde a sua paixão pelo animal e procurou a Polícia Militar de Exu para pedir providencias.
Ele disse ter sido ameaçado pelo seu pai quando propôs a desfeita do negócio praticado por Chico após descobrir que o filho já fazia sexo com a burra há quatro anos. Os dois moram na Rua 05 (Bairro Populares) em Exu (PE) e o carroceiro não esconde o desejo de comprar a burra para ter o seu “amor” de volta, mas revela não ter condições. Esse foi um dos motivos que o fizeram procurar policiais militares da cidade para estes tentarem uma intermediação com o pai.
Chico, por sua vez, disse que já vinha desconfiando, pois o filho chegava a ficar o domingo inteiro dentro do mato com o animal. Ele não admite a possibilidade de ser “sogro” da burra e fica indignado quando lhe dizem que Antonio beija a boca do animal. Inclusive, o pai dele tinha registrado uma queixa na Delegacia denunciando o caso de zoofilia. Os dois já trabalharam juntos só que Chico não imaginava a existência de um romance entre o filho e o animal, enquanto Antonio não se conforma pelo fato de jamais ter sido consultado sobre a troca “da minha burrinha” por um macho.
festival da juventude em Fortaleza.
Manifestações populares convocadas pela internet reafirmam nova era, mas disputa pela democratização da comunicação continua.
Escrito por: William Pedreira no site da CUT
Em mais um dia debates no II Festival das Juventudes em Fortaleza, a mesa sobre ‘Internet como política pública de juventude’ foi interposta por uma unanimidade entre os/as debatedores/as: as manifestações populares com grande participação de jovens convocadas pela internet por todo o mundo lançam vozes a uma nova era.
Abordando o assunto, Alex Capuano, representante do Instituto Observatório Social, citou exemplos como o da Primavera Árabe, da churrascão da gente diferenciada em SP e o da bolinha de papel contra José Serra para reafirmar a importância da internet como instrumento de organização, mobilização e de contraponto a mídia hegemônica.
Para ele, a universalização do acesso à internet não será feita por vias de comunicação convencional. “Por isso a importância dessas manifestações. Não são poucos os desafios quando se trata de comunicação, onde é evidente a impotência dos órgãos de Estado diante da máquina oligárquica”, sublinha Alex.
Falar em universalização da internet é pensar no Plano Nacional de Banda Larga. Porém, nos moldes proposto pelo governo, onde não há metas de universalização, vai-se na contramão da democratização dos serviços.
Para tanto, destaca Gabriel Medina, um maior protagonismo do Estado e o fortalecimento da Telebrás são essenciais para fazer da internet um direito de todos e todas. “As teles foram fruto de um processo entreguista do no governo FHC deixando os brasileiros reféns dessas grandes corporações. É aí que entra a importância dos movimentos sociais e da juventude atuando de forma unificada para pressionar por um Plano que traga avanços no sentido de universalizar à internet, lembrando que mais do que lazer e diversão, a internet é um instrumento fundamental para o desenvolvimento nacional e a inclusão social”, afirma Gabriel Medina
Ele também destacou a necessidade de um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil, levando ao centro do debate a questão da propriedade cruzada por uma mesma pessoa ou grupo econômico de emissoras de TV, rádio e jornal .
Por fim, a militante feminista e professora da UFC (Universidade Federal do Ceará), Lola Aronovich, usou de experiência própria para sublinhar a importância de ações por vias não institucionalizadas.
Lola possui desde 2008 um blog onde trata de temas relacionados a temática feminista e de movimentos sociais. “Temos o poder nas mãos. A internet vem colaborando no processo de difusão de informações além daquelas expelidas pela mídia nacional. É preciso disputar a hegemonia e isso passa pela construção de ações de forma organizada pela internet e pela luta por uma comunicação universal e de qualidade”. E finalizou: “o jovem precisa reagir e reafirmar-se como protagonista das mudanças”
A mesa sobre internet foi coordenada por Renata Scaquetti, Coletivo da Juventude SindSaúde-SP
sábado, 8 de outubro de 2011
Minha filiação ao PSD de Mauricio Menezes em Poço Branco
Eu Gildenia Freitas, atual Secretária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco e Pré - Candidata a Presidenta do Sindicato me filiei ao Partido Social Democrata - PSD então assumido pelo o atual prefeito do município Mauricio Menezes. Além de militante do Movimento Sindical em Poço Branco também integro a coordenação do Pólo Sindical do Mato Grande.
O Partido teve sua cabeça assumida pelo atual Prefeito no Município depois da possibilidade da atual vice prefeita Nilse Cavalcante assumir os rumos do novo Partido.
Assinar:
Postagens (Atom)