quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Juventude rural e urbana pelo fim da miséria

Erradicação da miséria se faz com reforma agrária, sucessão rural e democratização da terra

Escrito por: William Pedreira

O combate à miséria coloca-se hoje como um dos percalços para o governo e a sociedade brasileira. Existem hoje no Brasil cerca de 16,2 milhões de pessoas que ainda permanecem em situação de extrema pobreza, afetando principalmente uma parcela representativa de jovens.

Durante o II Festival das Juventudes em Fortaleza, o representante do governo, Geronimo Rodrigo, fez uma apresentação do Plano Brasil sem Miséria que visa a alteração desta realidade.

Para Daniela Celuppi, secretária de Juventude da Fetraf-Sul, o Plano traz premissas importantes no projeto de erradicação da miséria, mas isso só será possível se houver investimentos efetivos na agricultura familiar, especialmente aqueles voltados à juventude.

“Para falarmos em um país sem miséria é necessário a existência de uma juventude rural organizada, tendo condições de se manter na terra e com condições plenas para produzir. Nós, movimentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, queremos que o governo avance no entendimento da juventude como estratégica na construção de uma nova sociedade. Conquistamos grandes avanços no governo Lula com a juventude saindo da invisibilidade, mas a luta agora é para fazer com que de fato estas políticas públicas articuladas sejam implementadas”, pontuou Daniela.

Já Jocelino Dantas, da Contag, lembrou que não dá para falar no Plano Brasil Sem Miséria se não houver articulação com outras partes, em essencial, aquelas voltadas aos direitos sociais. Para ele, a iniciativa do governo é válida, mas é preciso ver sua regulamentação na prática dialogando com questões como a reforma agrária e democratização da terra.

“Devemos repensar as relações sociais no campo e em especial na agricultura familiar. Não basta apenas garantir renda, é preciso garantir direitos enquanto cidadãos, sujeitos de direito no processo. Por isso, o Plano deve articular o debate sobre sucessão rural, reforma agrária e democratização da terra”, sublinha Jocelino.

O dirigente também foi enfático ao afirmar que o combate à miséria passa pelo comprometimento do governo com a diminuição dos juros, fim do superávit primário e do poder corporativista dos bancos. “Do contrário, não vamos dar conta de erradicar a miséria. É uma pauta que precisa do tensionamento e da unidade dos movimentos sociais”, complementa.

Reforma Política

O II Festival colocou no centro dos debates um tema de importante relevância para o conjunto da sociedade brasileira. Os deputados federais Eudes Xavier e Artur Bruno, ambos do PT (Partido dos Trabalhadores), trouxeram informações sobre o andamento e o embate que vem sendo travado na Câmara Federal.

Para Eudes, quando se fala em reforma é preciso pensar em mecanismos que amplie os espaços de participação do povo, como financiamento público de campanha e o voto em lista fechada, tão fundamentais para fortalecer a organização partidária e para expandir a democracia, a igualdade e a transparência no processo eleitoral brasileiro. Mas Eudes alerta: a burguesia vem se movimentando no sentido de boicotar o debate ou financiando uma discussão alinhada ao conservadorismo.

“Da mesma maneira que financia o debate contrário a reforma agrária, democratização das comunicações e do Judiciário Federal. E é ai que entra o papel da juventude mobilizando seus pares seja em grandes atos e debates como este Festival ou atividades nas redes sociais, pautando a reforma política que o povo quer”, destaca Eudes.

Artur Bruno complementou lembrando da importância do fortalecimento de outros mecanismos como plebiscitos e referendos, “criando instrumentos diretos de participação do povo, aprofundando a democracia em nosso país”.

F: site da CUT Nacional
KEYLLA HAYTCHALA, PASSA PARA FINAL DO Concurso Miss e Mister Fashion Brasil
Posted: 14 Oct 2011 08:33 AM PDT

A representante da cidade de Jandaíra, no Concurso Miss e Mister Fashion Brasil da agência de modelo, Modelo Brasil Fashion, Keylla Haytchala, venceu mais uma etapa neste dia 11/10/2011 no clube da AABB em natal, onde participou de um belo desfile e foi selecionada entre as finalista. A grande final acontecerá no dia 10/11/2011, no clube da AABB em Natal.


Do Blog Colmeia da Noticia
Exoneração de Robinso da Semarh é questão de tempo
Posted: 14 Oct 2011 08:29 AM PDT
Quem pensa que a chave de roda do DEM no PSD de Robinson Faria acabou está muito enganado. A exoneração do vice-governador como titular da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) está a caminho. Já está decidida.

Foi o que me revelou uma fonte bem postada na Governadoria.

Segundo o relato, a governadora Rosalba Ciarlini não vai esperar que Robinson Faria entregue a pasta em consequência da briga com o senador José Agripino Maia, líder nacional do Democratas. Não. Ela vai exonerar Robinson.

"Isso deve ocorrer no prazo de 30 a 60 dias", vaticinou o informante.

O prognóstico confirma a intenção do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da governadora, de restringir a relação com Robinson Faria ao campo institucional, como ele esclareceu ao deputado Fábio Faria (PSD), filho do vice-governador, em diálogo recente.

Procurado por Fábio no calor da crise, Carlos Augusto disse que não haverá recomposição política depois das "grosserias" feitas pelo vice-governador no processo de criação do PSD. "Teremos apenas uma convivência institucional de agora em diante", teria dito o marido de Rosalba.

Trecho do comentário do jornalista Diogenes Dantas na sua coluna no jornal O Mossoroense
Festival das Juventudes em Fortaleza consolida CUT como referência para os movimentos juvenis
Posted: 14 Oct 2011 06:46 AM PDT

Mesa de encerramento representativa une movimentos na luta por avanços concretos para os/as jovens


Escrito por: William Pedreira no site da CUT Nacional


Unidade para avançar

A Assembleia dos Movimentos Juvenis que marcou o encerramento do II Festival das Juventudes em Fortaleza nesta terça (12), comprovou mais uma vez o papel de protagonismo e referência da CUT para os movimentos no que tange a organização e o desenvolvimento de campanhas visando avanços concretos nos direitos à juventude brasileira.


Ao assumir a coordenação da mesa final, com a presença de entidades representativas (Movimento de Meninos e Meninas de Rua, Pastoral da Juventude, MH2O, Enegrecer, União Nacional dos Movimentos de Moradia, Rede de Jovens do Nordeste, Fórum Cearense de Mulheres, Contag, Via Campesina, Levante Popular) a CUT mostra seu poder de unificação entre movimentos sociais e entidades especificamente juvenis.

A segunda edição do Festival das Juventudes teve grande participação internacional, com delegações vindas da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. “Esse é o espírito de solidariedade latino-americana que consolida o Festival como um dos maiores e mais representativos da América Latina e reafirma sua importância para a mobilização, organização e construção de políticas voltadas à juventude. Queremos sim uma sociedade digna, com educação gratuita e de qualidade com a garantia de 10% do PIB para a Educação, reforma agrária, direito ao aborto e trabalho decente para todos e todas”, indaga Rosana Sousa, secretária Nacional de Juventude da CUT.

“O Festival vem se estabelecendo como um espaço de diálogo e transformação da nossa sociedade, pautados pelo desenvolvimento social sem miséria, com sucessão rural e reforma agrária”, complementou Jocelino Dantas, da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais).

Todos (as) presentes à mesa de encerramento souberam reconhecer o papel de vanguarda da prefeitura de Fortaleza ao abrir um espaço desta magnitude para organização das ações dos movimentos juvenis, entendendo a importância da juventude para o desenvolvimento da sociedade brasileira.




A prefeita Luziane Lins (PT-CE) pode receber os agradecimentos e as saudações pessoalmente durante a mesa final em uma demonstração massiva de reconhecimento do trabalho de quem acredita na juventude como ser fundamental na luta pelo aprofundamento das mudanças.

Para Luziane, juventude é prioridade
Comprovando esse olhar diferenciado em relação a abertura de espaços e de políticas voltadas à juventude, a prefeita assinou no encerramento do Festival o termo de adesão ao Plano Municipal de Juventude que vai assegurar políticas públicas específicas para os próximos dez anos. O Plano é uma ação da Secretaria de Juventude de Fortaleza coordenada por Afonso Tiago.


Próximos desafios - Coloca-se agora na agenda prioritária dos movimentos no próximo período a realização da 2ª Conferência Nacional de Juventude que acontece em dezembro e deverá mobilizar entre etapas livres, municipais e estaduais mais de três mil jovens.
A participação no Festival vem crescendo ano a ano. Na primeira edição passaram pelo clube da Cofeco cerca de 4.500 jovens. Neste ano, esse número saltou para 6.900.

Jocelino Dantas Fala em Nome da CONTAG no Encerramento do II Festival das Juventudes Em Fortaleza
Posted: 14 Oct 2011 06:32 AM PDT
Foto: Anderson Campos

O companheiro Jocelino Dantas participou na ultima terça feira dia 11, da mesa da Assembléia dos Movimentos Juvenis que marcou o encerramento do II Festival das Juventudes Latino Americano em Fortaleza. Jocelino esteve na mesa representando a CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) na Ausência de Maria Elenice Anastácio Secretária Nacional de Juventude.

Em sua fala ele afirma que o festival é um espaço de troca de experiencias entre os vários movimentos organizados de juventude e uma oportunidade de reafirmação de várias pautas e bandeiras e exemplo do combate a miséria com sucessão rural e reforma agrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário