Prefeitura de Macau fará coletiva de lançamento do Carnaval 2013
Dos 138 municípios afetados com “o decreto da seca”, cerca de 80 procuraram medidas jurídicas para reverter a situação, mas apenas Macau logrou êxito - através de uma ação liminar. Segundo o Censo 2010 (IBGE), Macau possui em torno de 24% de sua população habitando a zona rural. Mesmo assim, outras cidades com igual tradição carnavalesca, como Currais Novos e Caicó, por exemplo, continuam sob as mesmas restrições da Lei mesmo possuindo menos população rural do que Macau - respectivamente, 11% e 8%.
Com todos os estragos que a seca vem deixando em toda região, há vários anos, os municípios de Guamaré (com 64% de sua população habitando a zona rural), Touros (75%) e Bento Fernandes (60%) também deverão cancelar seus carnavais realizados à custa de dinheiro público. Assim como estes municípios, o vizinho município de Taipu também sofre com a seca, da mesma forma que Poço Branco, mas não se encontra em Estado de Calamidade mesmo tendo 65% de sua população habitando a zona rural.
“É como acreditar que, ultimamente, tem chovido em Taipu e em Poço Branco não; ou que as medidas contra a seca foram mais eficazes no município vizinho do que aqui. Sinceramente, é difícil entender essa medida do governo do Estado”, destacou ao Blog o cidadão poço-branquense Antônio Marcos do Nascimento (29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário